Maribel, Ana Sofia Couto & ArcaTexto de Ana Sofia Couto:

Foi com muito entusiasmo e expectativa que parti, na companhia de 3 colegas, para Braga (Universidade do Minho) a fim de participar nesta nova e primeira etapa de encontros presencias da comunidade, o I Encontro da @rcaComum.

Orgulhosa de participar activamente, a convite da minha colega e amiga Patrícia Ramos, com o placard “O trabalho com as famílias em Creche” senti que cada vez mais é esta partilha com sentido e o reflectir na nossa prática que nos faz um grupo diferente.

No decorrer do Encontro e ao ouvir todas as apresentações às quais consegui ir, constatei que há ainda tanto para aprender e fazer, o que me fez pensar sobre as minhas práticas e intencionalidades educativas. E não é essa a função da @rcaComum??!!

No final do Encontro tive a maior das surpresas… O número da minha rifa foi dito no palco pela Maribel Miranda. Para acrescentar a tudo o que eu já trazia na minha bagagem intelectual ainda ganhei o 1º prémio das rifas do Encontro, e com ele a “Arca”. Passo a explicar, para quem não sabe, a arca existe mesmo e foi esta que inspirou a Maribel a dar o nome e imagem à “@rcaComum”, tendo esta um valor sentimental muito grande.

Juntamente com a “Arca” vinha um jogo didáctico, o Ludo (Editado pela Ludomedia), 2 livros de histórias infantis e o CD de Actas do Congresso.

Fiquei logo empolgada com o potencial deste prémio (a arca seria a delícia dos meus pequenotes da creche) e logo que pude coloquei em prática as minhas ideias. A magia que esta simples arca contém é visível na curiosidade, nos olhos expectantes, nas palmas de suspense das crianças ao ver a arca à sua frente fechada que, por alguma razão que desconhecemos, sabem que de lá irá surgir algo maravilhoso.

E foi isso mesmo que aconteceu!!! Cheios de alegria, em algumas das nossas actividades, as crianças viram surgir fantoches e livros de dentro da arca. Do jogo também surgiram novas aprendizagens e uma imaginação sem fim.

Espero que esta minha partilha faça surgir um sorriso em vocês e que seja uma acendalha na vossa magia e imaginação, pois para mim foi uma experiência muito rica.
Como prometido, estarei presente no II Encontro da @rcaComum, em 2012, para passar este testemunho e permitir que outras crianças tenham a oportunidade de imaginar e sonhar com a nossa “Arca”.

Ana Sofia Almeida Couto

{pgslideshow id=2|width=500|height=333|delay=3000|image=L}
A 1ª Caminhada da “Arca”
facebooktwitter