Boa tarde a todos(as),

Tal como já anunciamos anteriormente o Estudo Piloto – Implementação Currículo CAL ScratchJr iniciou no dia 12 de Fevereiro de 2025, no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, num Jardim de Infância, com a Educadora Marlene Fernandes, quem desenvolve todas as 24 lições do currículo, tendo a monitorização da investigadora Maribel Santos Miranda-Pinto durante 3 dias intercalados, para acompanhar um total de 6 lições, que vão decorrer até Abril de 2025.

Após vários meses de trabalho, com um grupo de profissionais de educação de excelência, temos o Currículo “Coding as Another Language” – ScratchJr, em Português e à disposição de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico – https://sites.bc.edu/codingasanotherlanguage/scratchjr-curricula-portuguese para quem tiver interesse em acompanhar.

Para este Estudo Piloto – Implementação Currículo CAL ScratchJr, temos a supervisão e coordenação da Professora Marina Bers e do seu grupo de investigação do DevTech Research Group, do Boston College (EUA), a quem agradecemos a possibilidade de colaboração neste projeto.

Deixamos o registo das primeiras 7 lições, já com a monitorização da Lição 4 e 5 pela investigadora Maribel Santos Miranda-Pinto, tendo utilizado para efeitos de recolha de dados a Rubrica PTD, relativamente ao Educador enquanto promotor do desenvolvimento das atividades, bem como à organização do espaço físico e recursos.

Para complementar a observação optamos pelo registo em Diários de Bordo das interações ocorridas entre as crianças, alguns vídeos e imagens.

Fica aqui um pouco de como estamos a integrar gradualmente este currículo CAL do ScratchJr, em contexto de Pré-escolar.

Esperamos que este currículo seja inspirador e possa ser integrado em mais contextos educativos de pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico em Portugal.
Em breve mais novidades!

Arcacomum Associação

#ScratchEducationCollaborative #ScratchJr #Scratch #DevTech

Estudo Piloto – Implementação Currículo CAL ScratchJr
Facebooktwitter