Ontem dia 13 de Setembro à tarde realizou-se a Reunião Design-Based Research: CAL in Action. Learning from past Experiences, onde o grupo de colegas que participa no SEC mais dedicado ao ScratchJr teve oportunidade de partilhar experiências do 1º ano de trabalho (2022/2023). Foi apresentada a 1ª Newsletter do projeto CAL (https://drive.google.com/file/d/1sCMRfRZ0pYigC2UtHWMo6AysfzJkGDPT/view?usp=drive_link), onde a Arcacomum Associação aparece como grupo que fez a tradução do currículo para português e o qual brevemente estará disponível a nível mundial, entre outras muitas novidades que vamos divulgar ao longo do ano.

A Arcacomum Associação iniciou o seu 2º ano de participação no programa Scratch Education Collaborative, do MIT Media Lab, no qual tem participado numa vertente mais direcionada ao programa do Coding as Another Language (CAL) do DevTech Research Group do Boston College, coordenado pela Professora Marina Bers.

Neste momento a Arcacomum já entregou em Junho de 2023 a 1ª versão completa da tradução do currículo CAL, que esperamos esteja disponível durante este ano letivo para a sua utilização e implementação no Jardim de Infância e 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Nesta reunião tivemos oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por alguns colegas com o currículo CAL, em Inglês e que foi implementado nos Estados Unidos e noutros países que também participam do programa SEC do MIT Media Lab.

Aproveitamos para relembrar que temos em aberto inscrições para formação em ScratchJr que vai possibilitar a participação na implementação deste currículo, para Educadores e Professores interessados em explorar o ScratchJr em contexto educativo: https://www.arcacomum.pt/novas-datas-outubro-2023-2a-formacao-scratchjr-portugues-online/

Fiquem atentos para as próximas novidades que esperamos ter durante este ano letivo 2023/2024.

Até breve!

Maribel Miranda

Arcacomum Associação

#ScratchEducationCollaborative #ScratchJr #Scratch #DevTech

Participação na Reunião: Design-Based Research: CAL in Action. Learning from past Experiences
Facebooktwitter
Tagged on: